domingo, 15 de março de 2015

FALANDO DE SOMBRAS I

Mestre Yoda. Vença seus medos, você é seu pior inimigo!







 Falando  de Sombras, gosto muito da analogia que o Benjamim Teixeira de Aguiar faz sobre a Fabula da Branca de Neve e a Rainha Perversa :



                                                           

 Sombras

     
                               "Quando começamos a jornada rumo a iluminação o que começamos a ver?                                                                                                                                                                                         O  nosso "eu negativo", pois para que a luz se estabeleça é necessário que    haja      "trevas anteriores", como iluminar o iluminado?  Como saber o que é luz sem seu antagonista? Fugimos então o tempo todo da nossa imagem refletida no espelho. Uma boa comparação são as fotos antigas que usavam filmes para serem reveladas, quando revelávamos as fotos cada uma delas tinha seu negativo, nesse negativo existia uma espécie de inversão de cores, onde era branco ficava preto e vice-versa, o mesmo acontece quando trabalhamos para a Luz, nosso lado " dark " aparece pois a luz tudo mostra tudo ilumina, mas não entendemos isso e ao invés de trabalharmos isto nos escondemos. Temos que entender que se você vê algo que não gosta é porque isto está sendo iluminado, é bom, se não estivesse sendo iluminado você não veria isso e não teria oportunidade de trabalhar essa questão, no universo tudo é dual, se tudo fosse azul as outras cores não existiriam, então amigos, descubram quais os arquétipos você está vivendo, corrija-o se necessário, encontre outro se for preciso e divirta-se nesta jornada, sem medo, sem fuga, apenas trilhe o caminho e escolha ser feliz, o final do jogo é inevitável, somos o TODO, então a vitória é apenas uma questão de tempo..."   Jé Siqueira

 

 EFEITO SOMBRA

 Documentário inspirado pelo livro de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.
"O Efeito Sombra" tem como tema principal o conflito entre quem somos e quem queremos ser, conflito que cada ser humano convive dentro de si. Aborda também a questão da Dualidade  que vivenciamos na atual realidade, seja no mundo interno ou externo. Essa dança entre os opostos é necessária para existir qualquer tipo de interação e compreensão, pois se não há escuridão como podemos distinguir a luz? Se não há frio, como podemos dizer que algo é quente?
Carl Jung fez uma observação interessante sobre esse fato: "Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem uma medida de escuridão, e a palavra “feliz" perderia seu significado se não fosse equilibrada pela “tristeza". É muito melhor aceitar as coisas como elas vêm, com a paciência e equanimidade."

 Sinopse:

 O que é a Sombra? A Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. Todos nós temos um lado obscuro. É aquele sentimento escondido de todos, e aquele desvio de comportamento que uma pessoa considerada "boazinha" possui. É o desejo de se entregar ao vício, de explodir, de brigar. É toda a energia que tentamos não ter. Porém a Sombra é parte nossa, e por ser algo bom, mas escondida e excluída, pode transformar-se em maus pensamentos. Mas descoberta e compreendida, a Sombra nos levará ao caminho da plenitude! Sairemos da ilusão de que nossa obscuridade nos dominará e, em vez disso, veremos o mundo sob uma nova luz, uma nova perspectiva. A empatia que descobrimos por nós mesmos dará ignição para nossa confiança e coragem à medida que abrirmos nosso coração a todos ao nosso redor. O poder que desencavamos nos ajudará a confrontar o medo que esteve nos segurando e nos incitará a seguir adiante, rumo ao nosso mais alto potencial. Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma inteireza, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário